domingo, 21 de março de 2010

O Continente Asiático
- Geografia: A Àsia é o maior e mais populoso continente do mundo: Com seus 45 milhões de quilômetros e seus pontos extremos no eixo leste-oeste são, ao leste, o estreito de Bering, e ao oeste a cadeia do Cáucaso e os montes Urais que o separam da Europa, além dos mares Cáspio, Egeu, Negro e Mediterrâneo. Ao norte, a Ásia é banhada pelo oceano Glacial Ártico e ao sul pelos oceanos Índico e Pacífico. As terras da Ásia estão compreendidas entre as zonas tropical, subtropical, temperada e polar. Por sua imensa extensão no sentido longitudinal, a Ásia apresenta enormes diferenças de fuso horário em seu território. Os altos planaltos asiáticos compreendem as maiores altitudes do mundo: localizados na zona central da Ásia, os do Tibete, por exemplo, apresentam altitude máxima em cerca de 5.000 metros.Ela habita mais de 60% da População, em que apenas a Ìndia e a China, países com maior população, somam 3 bilhões.
- A "Descoberta": Com as expasões marítimas lideradas por Portugal e Espanha, começaram-se os contatos entre esses dois povos, em que o europeu buscava as especiarias (Cravo, canela...) em que, naquela época, valiam ouro.As viagens não eram nada seguras, mais isso não impedia os laços comerciais, e consequentemente o objetivo de mapear a região.
Por muito tempo, as relações eram estritamente comerciais, e nada era interfirido, até o começo da Revolução Industrial.Com a necessidade extrema de mão-de-obra, matéria prima e mercado consumidor, a Europa começou a apossar-se das terras asiáticas, seja por fraudes, trocas de favores, suborno ou violência.Ao fim da colonização, os laços ainda estavam muitos fortes, o que atrasou seu desenvolvimento e, consequentemente, criou os vários problemas que devastam aquela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário